UAB – Urântia Associação do Brasil

Estatuto e Administração

A disciplina e transparência compõe nossa administração. Abaixo você encontra tudo o que precisa sobre a formação e estatuto da UAB.

  •     Administração    
  • Dados da UAB
  •     Regimento/Estatuto    
  • Colaboradores
    Administração    

1- A Administração da UAB é formada por:

1.1 – Assembleia Geral (AG)

Esta assembleia é formada, em reunião plenária, pelos Membros Associados Efetivos com status ativo da UAB, que delibera soberanamente sobre qualquer assunto pertinente a UAB, se em conformidade com os seus estatutos, sendo portanto seu órgão máximo. A Assembleia Geral pode reunir-se de forma regular, conforme estatuto ou de forma extraordinária quando convocada.

Entre outras coisas à Assembléia Geral compete:


a- Exigir da DSN (diretoria de Serviços Nacional) o cumprimento de suas deliberações e a Observância dos Estatutos;

b- Eleger a cada 2 anos o Presidente e Vice presidente da DSN;

c- Apreciar anualmente a prestação de contas do exercício anterior;

d- decidir sobre apelações e qualquer tipo de recursos e requerimentos a ela dirigidos;

e- deliberar sobre a extinção da Associação.

1.2 – O Conselho Representativo (CR)

Esse conselho é formado por 11 membros, conforme estatutos, sendo 6 deles eleitos entre os membros efetivos ativos e os outros 5 formados pela DSN em exercício.

Além dos seis são eleitos outros 6 a titulo de suplentes que substituirão os titulares em caso da vacância.

Os 6 membros eleitos possuem mandato de 2 anos, sendo 3 titulares e 3 suplentes, eleitos a cada 2 anos.

Os 11 membros que compõe o CR elegem entre eles o presidente do CR, que deve ser escolhido entre o grupo dos 6 eleitos para o CR.

O Presidente nomeará a(o) secretaria(o).

Compete ao CR, por meio do voto da maioria absoluta de seus membros:

a- Ter pleno acesso a qualquer tempo a qualquer recinto ou informação da UAB;

b-Vetar ou não as decisões da DSN no interesse da UAB;

c- Fiscalizar as atividades da UAB assegurando que elas estejam de conformidade com seus estatutos

d- Examinar e aprovar balancetes e prestações de contas;

e- Dar parecer sobre o balanço anual, contas e atos da DSN;

f- Apreciar e ratificar ou não as penalidades aplicadas pela DSN, cabendo recurso a Assembleia Geral.

g- Instaurar processo Interno Administrativo;

h- Instituir comissões e grupos de Trabalho, equipes e delegações

i- Baixar resoluções;

j- Aprovar regulamentos e requerimentos internos;

k- estabelecer, modificar seu regimento interno, o da DSN e dos diversos seguimentos da UAB;

l- Atuar para dirimir divergências e questões internas, interpretar as normas da UAB (assessorado pela comissão Judicial) e resolver casos omissos.

1.3 Diretoria de Serviço Nacional DSN

A Diretoria de Serviço Nacional, DSN, é o órgão executivo da UAB; executa as decisões das Assembleias e as resoluções baixadas pelo Conselho Representativo, e é responsável por todos os atos realizados em nome da UAB;

Ela é composta de Um presidente e um Vice-presidente que são eleitos pela Assembleia a cada 2 anos, conforme as normas explicitas dos estatutos;

Cabe ao Presidente nomear os demais membros da DSN que são:

Diretor(a) Financeiro(a), o Diretor(a) de quadros e Membros e Secretario(a).

Compete a DSN:

a- Ser o órgão executivo da UAB;

b- Preparar o programa de atividades da UAB;

c- Elaborar o Orçamento anual dos projetos e ações da UAB;

d- Prestar contas das receitas e despesas;

e- Preparar planos estratégicos e diretrizes ou propostas para serem aprovados pelo CR;

f- Executar e acompanhar todos os projetos da UAB

g- Convocar Assembleias ordinárias ou Extraordinárias h- Executar as decisões das Assembléias;

i- Deliberar sobre a admissão e exclusão de metros.


2- Os membros dos órgãos da administração da UAB são formados como segue:

2.1 Da Assembleia Geral

Por todos os membros associados da categoria Membros Efetivos Ativos;

2.2 Do Conselho Representativo

Os 11, onze membros do conselho representativo mais os seus suplentes são:

a- Os seis membros titulares ativos votados– Sabino de Sousa Hutner – Presidente– Nemias da Fonseca Mol– Marcelo Paixão de Almeida– Susana Hutner Palaia– Airon Rodrigues da Silva– Gutemberg de Souza Carvalho

b- Os seis membros suplentes.

Para este mandato foram votados apenas 3 membros e não seis.

Os 3 membros votados estão na ativa, como titulares em vista da renuncia de outros membros;

Portanto não temos no momento outros membros suplentes.

c- Os membros da DSN (cinco membros) – ver membros abaixo

2.3 A Diretoria de Serviços Nacional (DSN) esta formada como segue:

• Milton Alves Cardoso Júnior – Presidente

• Flávio Ronald Burin – Vice Presidente

Stella Maris Leonardi – Diretora de Quadros de Membros

Desiree Abi Rachid – Diretora Financeira

Geraldo Majela dos Santos – Secretário UAB

– SecretáriaTodos os cargos ocupados pelo CR e pela DSN atuais, conforme acima, serão objeto de eleição geral no final de 2017 e os novos eleitos tomarão posse em Fevereiro de 2018. Todos os membros do atual CR e da atual DSN podem ser candidatos a reeleição por uma vez.

Para maiores detalhes sobre as funções dos diferentes órgãos e cargos, leia os estatutos da UAB.


Dados da UAB

Denominação e Natureza

Com o nome de “UAB – URÂNTIA ASSOCIAÇÃO DO BRASIL”, a UAB é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, regida por Estatutos próprios e pela legislação específica, com a finalidade de atuar no seio da comunidade nacional e internacional, buscando a consecução de seus objetivos, com duração indeterminada e gozará de autonomia financeira e administrativa.

A UAB é ramo constituinte da UAI – Urântia Associação Internacional, licenciada pela Fundação Urântia e instituída no Brasil, na cidade de Curitiba, PR, em 19.02.2016.

A UAB é uma organização de natureza civil, privada, apartidária, não religiosa, mas ecumênica, cultural e espiritualista, constituída de livres pensadores; e, como guardiã da Revelação de O LIVRO DE URÂNTIA baseia-se nos ensinamentos e princípios desse Livro.

A Sede e foro da da UAB – Urântia Associação do Brasil: Av. Capitão Leônidas Marques, Número 940, Sobre Loja 16.Bairro UberabaCuritiba- ParanáCEP – 81.540-470

Esse endereço corresponde a um local cedido em comodato (sem custo de aluguel) por doadores.

As correspondências ou materiais enviados para a UAB devem ser encaminhados, no endereço acima, a atenção de:

– Enrique Traver

O foro da UAB é o da Comarca de Curitiba, PR que é o mesmo da sede nacional, com privilégio sobre qualquer outro, nas suas relações com os associados, pessoas físicas e as instituições credenciadas, licenciadas, afiliadas, denominadas de Associações Locais.

O CNPJ da UAB – Urantia Associação do Brasil é 26.038.692/0001-50

    Regimento/Estatuto    

Estatuto de Constituição UAB – Urântia Associação do Brasil- CURITIBA 19/02/2016

Resolução 01/2010 – COMITÊS Estabelece as diretrizes sob as quais os Comitês devem estar sujeitos; em conformidade com o Estatuto da UAB, a Carta Constituinte e o Estatuto da UAI e a Declaração de Fideicomis-so que instituiu a Fundação Urântia.

Colaboradores

A AUB – Associação Urântia do Brasil conta com as seguintes equipes de trabalho:

• DSN – Diretoria de Serviço Nacional

• Conselho Representativo

• Comitê de Membros e Grupos de Estudos

• Comitê de Traduções e Comunicações

• Comitê de Eventos e Disseminação

• Comitê de Informática

Diretores e Diretoras da UAB

Diretoria Vigente período 2020 à 2022

Milton Alves Cardoso Júnior

PRESIDENTE DA UAB

Flávio Ronald Burin

VICE-PRESIDENTE UAB

Stella Maris Leonardi

DIRETORA DE QUADROS DE MEMBROS

Desiree Abi Rachid

DIRETORA FINANCEIRA

Geraldo Majela dos Santos

SECRETÁRIO UAB