Líderes e Instrutores espirituais
No Mandado de Publicação do Livro de Urântia, os reveladores dão uma série de instruções sobre como aprender a servir e disseminar a revelação. Nessa análise apresentaremos alguns ensinamentos do Livro de Urântia que refletem essas instruções dos reveladores.
Diz o Mandado: “Uma publicação antecipada do Livro foi providenciada afim de que estivesse disponível para o treinamento de líderes e instrutores… Vós, que tendes dedicado as vossas vidas ao serviço do Livro e da Irmandade… indubitavelmente, vivereis e morrereis sem entender plenamente que estais participando do nascimento de uma nova era de religião neste mundo.
Diz o Livro: “A religião necessita de novos líderes, de homens e mulheres espirituais, que ousarão depender apenas de Jesus e dos seus ensinamentos incomparáveis. Se o cristianismo persistir em negligenciar a sua missão espiritual e continuar a ocupar-se de problemas sociais e materiais, o renascimento espiritual deve esperar a vinda desses novos instrutores da religião de Jesus, que irão devotar-se exclusivamente à regeneração espiritual dos homens. E, então, essas almas nascidas do espírito rapidamente proverão a liderança e a inspiração necessária para a reorganização social, moral, econômica e política do mundo. ” (2082.9) 195:9.
“Essa nova religião de Jesus não estava isenta de implicações práticas, mas tudo o que pode ser encontrado no seu ensinamento, de valor prático político, social ou econômico, será uma decorrência natural dessa experiência interior da alma, que manifesta os frutos do espírito na ministração diária espontânea da experiência religiosa pessoal genuína. ” (1585.4) 140:10.6
Prossegue dizendo o Cronograma-Mandado:
“… vós fareis bem em diligentemente estudar a ordem, o plano e os métodos de progressão que foram implementados durante a vida terrestre de Cristo Michael, quando a Palavra se tornou carne… Deveis novamente estudar os tempos de Jesus na Terra. Deveis cuidadosamente tomar nota de como o reino do céu foi inaugurado no mundo. Teve uma evolução lenta e se desenvolveu naturalmente? Ou veio com uma súbita demonstração de força e com exibição espetacular de poder? Foi evolucionário ou revolucionário? ”
Os ensinamentos de Jesus, ainda que grandemente modificados, sobreviveram aos cultos dos mistérios da sua época natal, à ignorância e à superstição da idade medieval das trevas e então, ainda agora, triunfando lentamente sobre o materialismo, o mecanicismo e o secularismo do século vinte. E esses tempos de grandes provações e de ameaças de derrotas, são sempre tempos de grandes revelações. (2082.9) 195:9.3
Disse o Mestre Jesus, quando estava se despedindo do apóstolo André:
“No meu universo e no universo dos universos do meu Pai, os nossos filhos-irmãos são tratados como indivíduos, em todas as suas relações espirituais, mas em todos os relacionamentos grupais nós infalivelmente provemos uma liderança definida. O nosso reino é um domínio de ordem, e, onde duas ou mais criaturas volitivas atuam em cooperação, sempre se provê a autoridade da liderança”. (1958.3) 181:2.16
Fica claro o que a verdadeira liderança se estabelece pela revelação. Se os dirigentes das organizações sociais de serviço à revelação, viverem a verdadeira religião do espírito, terão a perspicácia espiritual necessária para evitar que o movimento coletivo de serviço social à comunidade de leitores do LU perca de vista os seus verdadeiros objetivos.
Assim surgirão as lideranças sábias, inteligentes e amorosas que conduzirão e instruirão os grupos de pessoas que amam e estudam a revelação, na direção da experiência viva com Deus em si próprios. Alcançando assim a transformação de luz e vida pessoal, ao seguir o modelo da vida e dos ensinamentos de Jesus e assim, um dia, se alcançará a luz e vida de toda a humanidade.