Informativo Março 2021

é fundamental para que os ensinamentos possam avançar e penetrar o mundo. O ativismo deve ser evitado. O foco é e deve sempre ser os ensinamentos e a prática contínua dos mesmos.
Mesmo em sua carta de constituição e nos estatutos, a UAI e suas afiliadas, afirmam que todas as suas atividades devem ser orientadas pelos ensinamentos de “O Livro de Urântia” e que os esforços para disseminar esses ensinamentos devem ser baseados nos princípios de serviço e atração, pelo exemplo da vivência prática cotidiana desses ensinamentos pelos seus membros.
Além disso, a UAI, claramente em sua carta de constituição declara que não expressa opi-niões, não fixa regulamentos, nem toma partido ou posição sobre aspectos políticos, sociais ou econômicos, nem se identifica especificamente com qualquer nação, raça ou religião. Declara que não formará uma igreja ou religião institucionalizada. Importante ainda destacar que a UAI não provê um entendimento ou interpretação oficial dos ensinamentos, pois esse entendimento ou interpretação é de caráter exclusivamente pessoal, de cada indivíduo, na construção da sua religião pessoal. Finalmente a UAI dá as boas-vindas a pessoas de todas as fés e religiões e raças ou nações, respeitando suas crenças e costumes. Por outro lado, a UAI não deve ser confundida com uma fraternidade espiritual da humanidade sob a Paternidade de Deus. Para atingir seus propósitos, a UAI tem três grandes grupos administrativos.
O primeiro é o executivo, formado pela diretoria de serviço internacional (ISB – International Service Board). O segundo é o Legislativo, que é chamado de (CR) Conselho Representativo (RC em inglês) formado pelos Presidentes e Vice-presidentes das Associações Nacionais, como a UAB. O terceiro é o Judiciário, formado por membros eleitos com o objetivo de resolver questões internas e externas que requeiram uma ação ou mediação judicial, administrativa ou não. A UAI funciona como um instrumento internacional de seus Membros (o CR), as Associações Nacionais. Tudo o que acontece na UAI é objeto da deliberação e aprovação desse CR, exceto os atos que estão descritos na Carta de Constituição ou nos Estatutos.

A missão da UAI é de abrangência mundial, entretanto, a UAI não interfere nas atividades de suas afiliadas, as Associações Nacionais, as quais têm liberdade para atuar na promoção do estudo e na disseminação dos ensinamentos da forma como entenderem ser melhor, segundo o seu povo, cultura, etc., sempre sob os limites e obrigações impostos pelos estatutos de cada Associação Nacional que deve ser previamente aprovado pela UAI e também da legislação local de cada país, além de resoluções aprovadas pelo CR e do código de ética da UAI que deve ser seguido por todas as suas afiliadas. Podemos dizer que, parte dos objetivos da UAI é justamente o de criar as condições necessárias para constituir Associações Nacionais e de atuar como uma coordenadora destas para compartilhar suas experiências propiciando uma integração, uma unidade, de toda a comunidade. Uma nova Associação Nacional demanda um intenso trabalho. O processo se inicia com a identificação, de pelo menos um leitor em um determinado país. Identificado, esse leitor recebe o apoio para desenvolver novos leitores. Esse processo se estende até conseguirmos um número mínimo de 10 leitores que tenham lido completamente “O Livro de Urântia” ao menos uma vez. Quando isso é alcançado, podemos constituir uma Associação Local, completamente vinculada à UAI e essas associações já podem ter um presidente e um vice-presidente eleitos pelo grupo local. A partir daí, esse grupo recebe o apoio para fomentar a comunidade até alcançar um número mínimo de 30 leitores que tenham lido completamente “O Livro de Urântia”. Quando isso acontece, podemos constituir uma Associação Nacional e, a partir daí, essa associação assume a liderança do processo e é responsável por promover o estudo e divulgar os ensinamentos naquele país.

Suporteuab
Suporteuab
Artigos: 109

Deixe um comentário

plugins premium WordPress